Você conhece a abordagem prática do método BLW (baby-led weaning) para introdução alimentar?
- Nutrição em Ação

- 25 de out. de 2021
- 1 min de leitura
A introdução da alimentação complementar é uma fase muito importante na vida do bebê e deve ser iniciada a partir dos seis meses. É uma etapa que pode trazer algumas dúvidas aos pais, que acabam buscando alternativas para tornar esse momento mais prazeroso para a criança. Neste contexto, surgiu o método BLW (Baby Led Weaning), que vem ganhando muitos adeptos no mundo.
.
Essa estratégia envolve a oferta de alimentos aos bebês em sua forma integral, ao invés de alimentos com colher na forma misturada ou em papa. Sendo assim, os bebês devem ser apresentados a uma grande variedade de alimentos para comer com a mão (finger food), podendo escolher o quê, quando e quanto comer, e compartilhar os alimentos e as refeições com sua família.
.
Lembrando, que toda a forma da criança interagir com a comida é válida e essa pode ser mais uma alternativa. Mas, é importante que os pais estejam ao lado do bebê e atentos à segurança na hora da refeição. A recomendação é que as refeições sejam em família, promovendo a interação da criança não só com o alimento, mas também com os familiares.
Fontes: Sociedade de Pediatria do Estado do Rio De Janeiro. O Método BLW – Introdução Alimentar. 2020.
Anderson L, et al. Practical tips for paediatricians: Baby-led weaning. Paediatr Child Health. 2020;25(2):77-78. doi: 10.1093/pch/pxz069
PADOVANI, Aline Rodrigues. Introdução Alimentar ParticipATIVA, tanahoradopapa, 2015.
.
Atualização: 25/10/2021
Ed: @carolinavilelaa

























Comentários